Bombas BEK e BEL

As bombas da linha BEK/BEL são indicadas para indústrias têxteis, bombeamentos de líquidos limpos, alimentação de caldeiras.

Vazão linha BEK até: 200Mª/h
Vazão linha BEL até: 250Mª/h
Altura manométrica até: 400 m.c.a
Temperatura até: 180º C*




Técnicas de Construção

Bombas Multiestágios Horizontal com corpos de estágios verticalmente seccionados, os corpos de estágios são vedados entre si por meio de anéis o´ring e unidos nos corpos de sucção e recalque através de tirantes.


O Eixo é vedado por meio de gaxeta na execução standard. É dotado de buchas protetoras na região do engaxetamento e possui luvas distanciadoras.

O Rotor é fechado, radial e de fluxo único. Para a linha BEL o equilíbrio do empuxo axial é obtido por meio de disco e contra disco com tubulação de equilíbrio para o corpo de sucção. Já a linha BEK, possui equilíbrio do empuxo axial através de furos de alívio no lado dianteiro e traseiro do rotor.

Os Anéis de Desgaste para a linha BEL são montados no lado dianteiro do rotor e estão alojados no corpo de sucção e corpos de estágio. Na Linha BEK os anéis são montados no lado dianteiro e traseiro do rotor e estão alojados no corpo de sucção, corpos de estágio e difusores.

Os Mancais podem ser lubrificados a óleo e também a graxa, dependendo da rotação de trabalho. Na linha BEL, são situados nas duas extremidades da bomba, com rolamentos de rolo cilíndrico. Na linha BEK também ficam situados nas duas extremidades da bomba, com rolamento de rolo cilíndrico no lado do acionamento e de esferas de duplo contato angular no lado do recalque.