As bombas da linha E/EP são indicadas para saneamento, estação elevatória, tratamento de água e esgoto, construção, drenagem, indústrias têxteis e irrigação.

Vazão até: 1200Mª/h
Altura manométrica até: 60 m.c.a
Temperatura até: 80º C*

 

 

 

Técnicas de Construção

Bomba horizontal de único estágio de sucção horizontal e recalque vertical para cima. As linhas E/EP tem a grande vantagem que é a facilidade de limpeza através da tampa de inspeção, bem como a facilidade para a substituição do rotor e selo mecânico sem que haja a necessidade de deslocar a carcaça e/ou desconectar a tubulação.
Todo o cojunto girante pode ser retirado da bomba sem desconectar as tubulações de sucção e recalque, semelhante ao conceito back pull out.
Essa linha de bombas permite regulagem para ajuste da folga axial entre rotor e placa de desgaste, e quando for necessário, a troca da placa de desgaste, pode ser feita com muita facilidade, apenas retirando-se a tampa de inspeção, tudo isso para que a bomba possa operar no máximo rendimento para cada ponto de trabalho aplicado.
A Carcaça é fundida em uma só peça integralmente, de um lado estão a flange de sucção e a tampa de inspeção e do lado do acionamento o mancal.

O Mancal é lubrificado a óleo com dois pontos de apoio no eixo e rotor em balanço.

O Rotor é aberto, construído em ferro nodular ou em vários outros materiais e admite corpos sólidos com dimensões que variam de acordo com o tamanho da bomba.

O Eixo é vedado por meio de selo mecânico lubrificado a óleo de dupla flutuação, auto alinhamento e componentes de aço inoxidável.

O Flap funciona como uma válvula de retenção confeccionado nos mais nobres materiais e reforçado com cinta metálica e tela de aço inoxidável, montado na entrada de sucção da bomba, impede o retorno do liquido pela tubulação de sucção quando é religada, facilitando o reescorvamento da bomba.